sábado, 24 de outubro de 2015

Autoconfiança para sua carreira

Uma pesquisa feita pela International Stress Management Association – ISMA-BR – com 760 homens e mulheres que trabalhavam em multinacionais, apontou que 59% dos brasileiros têm baixa autoestima. Para a pesquisa foram analisadas 4 variáveis: autoestima, autoconfiança, otimismo e, em contraponto, o burnout, que é o maior nível de estresse que uma pessoa pode adquirir.
No entanto, é importante diferenciar autoestima de autoconfiança. A primeira trata da percepção que uma pessoa tem sobre si própria, como ela percebe sua autoimagem. Já autoconfiança é a maneira como ela vê que desempenha as tarefas do dia a dia, como enxerga sua capacitação. Enquanto um é sobre a pessoa, o outro tem a ver com competência.
Ter confiança em si mesmo é fundamental para trilhar uma carreira de sucesso. Acreditar em seu talento, potencializa a capacidade de ir além, superando obstáculos e desafios apresentados no dia a dia.
Através da autoconfiança, refletimos uma imagem assertiva e de competência, pois nos mostramos orientados para o sucesso e para resultados, características importantes e valorizadas no mercado de trabalho.
A autoconfiança proporciona o desenvolvimento de uma personalidade segura pois desperta emoções, facilitadoras de ações que trazem benefícios e contribuem significativamente para a carreira profissional.
Quando se confia no próprio poder de realização para desenvolver determinado projeto, ou atingir uma meta estabelecida, enviamos mensagens ao nosso cérebro de que somos capazes, elevando, assim, as chances de êxito para o que foi inicialmente proposto.
Todas as pessoas podem aperfeiçoar esta habilidade, pois a autoconfiança está diretamente ligada ao estado psicológico, à experiências de vida e histórias pessoais. Para isso é necessário buscar o autoconhecimento, sendo possível, desta forma, identificar fatores que reduzem ou aumentam a sua confiança, e a partir desta análise saber quais são os pontos-chaves a serem trabalhados.
O primeiro passo é identificar e minimizar condutas que interferem negativamente em seus pensamentos e ações, logo em seguida se faz necessário o reconhecimento de atitudes que impactam positivamente a capacidade de acreditar em si mesma, sendo importante neste momento que os comportamentos que trazem maior vantagem sejam reforçados.
Agindo desta forma, fica mais fácil direcionar ações em beneficio próprio que resultam em satisfação e valorização pessoal.

Confira algumas dicas:
Visão positiva das situações - Quando você se sente confiante, tem maior chances de ficar calma em situações de pressão, transmitindo sentimentos positivos para si mesma e para as outras pessoas.
Poder de concentração - Confiar em si mesmo, permite que sua mente fique livre para se concentrar naquilo que está fazendo, afastando assim preocupações desnecessárias.
Determinação - Elas tendem a estabelecer metas desafiadoras e persegui-las com determinação, desenvolvendo, assim, ainda mais seu potencial.
Aumento do desempenho - De todos os benefícios que a autoconfiança pode trazer, o desempenho é o que tem maior impacto, pois é através desta relação que os resultados positivos são obtidos.
Desenvolva sua autoconfiança, esteja convencido de que pode alcançar suas metas, busque meios e trabalhe para que sempre o melhor aconteça.

Fonte:
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/os-beneficios-da-autoconfianca-para-sua-carreira/75578/

Nenhum comentário:

Postar um comentário