sábado, 17 de outubro de 2015

Autoconfiança - a missão!

Cuidando-se!
1. Cuide-se. Isso envolve vários pequenos passos. Um deles é a manutenção da aparência pessoal, como tomar banho todos os dias, escovar os dentes, usar fio dental e comer alimentos saborosos e saudáveis. Também envolve a criação de um tempo para nós mesmos, mesmo quando estamos muito ocupados e quando os outros monopolizam grande parte do nosso dia.
  • Pode não parecer, mas quando você cuida das necessidades básicas, está dizendo a si mesmo que merece o tempo e a atenção necessária para se cuidar.
  • Quando começar a acreditar em si mesmo, você estará no caminho certo para aumentar a autoconfiança.

2. Cuide da aparência física. Você não precisa parecer com o Brad Pitt para começar a desenvolver a autoconfiança. Se quiser sentir-se melhor consigo mesmo e com a sua aparência, cuide-se tomando banho diariamente, escovando os dentes, usando roupas que combinem com você e com seu tipo de corpo e dedicando tempo suficiente para cuidar do visual. Isso não significa que visuais ou estilos superficiais o farão sentir-se mais confiante, mas que fazer um esforço para cuidar da aparência passará a mensagem de que você vale a pena.
3. Exercite-se regularmente. A atividade física faz parte dos cuidados pessoais. Para você, isso pode significar uma caminhada, já para outra pessoa pode significar um passeio de bicicleta de 80 quilômetros. Comece onde você está agora. O exercício físico não precisa ser complicado.
  • Muitos estudos demonstram que a atividade física é essencial para uma perspectiva de vida mais positiva, e a atitude positiva contribui para o desenvolvimento da autoconfiança.

4. Durma bem. Sete a nove horas de sono profundo todas as noites poderão ajudá-lo a parecer e a sentir-se melhor. O sono o ajuda a ter mais energia e uma atitude mais positiva. Dormir o bastante também o ajuda a controlar as emoções e a lidar com o estresse de forma mais eficaz. 

Definindo metas e correndo riscos
1. Defina metas pequenas e possíveis. Muitas vezes, as pessoas definem metas irrealistas ou inatingíveis e acabam sufocadas pelo desafio, ou nunca começam a correr atrás delas. Esse é um obstáculo muito grande no desenvolvimento da autoconfiança.
  • Ajuste gradualmente essas pequenas metas, transformando-as em objetivos maiores e possíveis.
  • Imagine que você queira correr uma maratona, mas esteja com medo de não ser capaz de alcançar esse objetivo. Não tente correr por 40 quilômetros no primeiro dia de treinamento. Comece onde você está. Se você nunca correu, defina como meta correr por apenas dois quilômetros. Se você já consegue correr oito quilômetros com facilidade, comece com dez.
  • Por exemplo, se você tiver uma mesa bagunçada, limpar a mesa toda de uma só vez poderá parecer uma tarefa muito difícil. Comece apenas removendo os livros e colocando-os de volta na estante. Até mesmo colocar todos os papéis em uma pilha para serem organizados mais tarde já é um passo em direção ao cumprimento da meta de limpar a mesa.

2. Aceite o desconhecido. Pessoas que não têm autoconfiança têm medo de nunca serem bem-sucedidas nas situações imprevisíveis. Bom, é hora de parar de duvidar de si mesmo e tentar algo completamente novo, desconhecido e diferente. Quer esteja viajando para um novo país com os amigos ou deixando um primo marcar um encontro às cegas para você, adquirir o hábito de aceitar o desconhecido poderá ajudá-lo a tornar-se mais confortável em sua própria pele e a sentir que está no controle do seu destino — ou melhor, que não existe problema nenhum em não estar no controle. Se você descobrir que pode ser bem-sucedido em uma situação que nunca previu, sua confiança aumentará exponencialmente.
  • Passe mais tempo com pessoas aventureiras e espontâneas. Por causa disso, logo você acabará fazendo algo inesperado e sentindo-se melhor consigo mesmo.

3. Aborde os aspectos que precise melhorar. Pode haver algumas coisas que você não goste em si mesmo e que simplesmente não possam ser mudadas, como a sua altura ou a textura do seu cabelo. No entanto, é provável que existam muitas coisas que você enxergue como pontos fracos, mas que podem ser solucionadas com um pouco de dedicação e trabalho duro.
  • Quer você deseje ser mais sociável ou apresentar um melhor desempenho na escola, crie e siga um plano para atingir esse objetivo. Embora talvez você acabe não sendo o garoto mais popular da escola ou o melhor aluno da classe, um plano de mudar para melhor poderá ajudá-lo a percorrer um longo caminho na construção da autoconfiança.
  • Não seja muito duro consigo mesmo. Não tente mudar absolutamente tudo em você. Comece com apenas um ou dois aspectos que gostaria de mudar e continue a partir daí.
  • Manter um diário onde você anote o progresso na busca pelos objetivos pode fazer uma grande diferença. Isso o ajudará a pensar no quão bem o plano está funcionando, fazendo com que você sinta orgulho das medidas tomadas.

4. Tente ajudar os outros. Quando você sabe que é gentil com as pessoas e que faz uma diferença positiva na vida dos outros (mesmo se estiver apenas sendo gentil com a pessoa que lhe serve o café da manhã), adquire a consciência de que é uma força positiva no mundo — o que aumenta a autoconfiança. Encontre uma maneira de ajudar as outras pessoas como parte da sua rotina semanal, sendo um voluntário na biblioteca local ou ajudando um irmão mais novo a aprender a ler. O ato de ajudar não beneficiará apenas os outros, ele desenvolverá sua confiança, fazendo com que você perceba que tem muito a oferecer.
  • Você não precisa ajudar um desconhecido para sentir os benefícios das boas ações. Às vezes, alguém muito próximo a você, como sua mãe ou melhor amigo, pode precisar da sua ajuda tanto quanto qualquer outra pessoa.


Dicas
  • Não tenha medo de ultrapassar seus limites físicos ou mentais. A pressão o ajudará a enxergar como as coisas podem ser alcançadas facilmente e, assim, a aprimorar suas habilidades. Saia da sua zona de conforto.
  • Você poderá propiciar-se uma dose extra de confiança através da técnica de hipnose conhecida como "Minha Paz Interior" para pré-vivenciar as recompensas de uma meta de longo prazo, reduzindo o estresse.
  • Não se prenda aos erros nem se debruce sobre pontos fracos. Eles são um contraste saudável para suas qualidades e podem até mesmo mostrar onde você pode melhorar. Não há nenhuma sensação tão satisfatória quanto tornar-se bom em uma coisa em que costumávamos ser muito ruins.


Fonte:
http://pt.wikihow.com/Desenvolver-sua-Autoconfian%C3%A7a#Lidando_com_as_emo.C3.A7.C3.B5es_sub

Nenhum comentário:

Postar um comentário