sábado, 3 de outubro de 2015

Confiança

Começando do início... a palavra confiança é um substantivo feminino e segundo o dicionário  michaelis significa:
1 Ação de confiar. 2 Segurança íntima com que se procede. 3 Crédito, fé. 4 Boa fama. 5 Segurança e bom conceito. 6 Esperança firme. 7 Familiaridade. 8 pop Atrevimento, insolência, malcriação. 9 Ato libidinoso; licença. sm Reg (Rio Grande do Sul) Empregado (ou animal) de confiança, com que se pode contar em qualquer situação. Antôn (acepções 1, 2, 3 e 6): desconfiança. Com confiança: cheio de confiança. Dar confiança (a alguém): permitir ser tratado com familiaridade ou com menos respeito que o devido. De confiança: em quem se pode confiar. Tomar confiança: tornar-se confiado; perder o respeito.
Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa. Mas não é tão simples assim. A autoconfiança abrange você acreditar no seu potencial, ter uma boa autoestima, se achar capaz de alcançar seus objetivos, etc.
Segundo Michel Soares, especialista em oratória, a autoconfiança (ou a falta dela) é trabalhada desde a infância. “Ela se mostra mais desenvolvida em crianças que tiveram liberdade para expressar suas ideias e desejos para os pais sem serem ‘castrados’ por isso”, comenta.
São vários os momentos quando, ao precisar enfrentar um obstáculo, a pessoa trava, se sente mais fraca e não se acha capaz de passar por cima do que a incomoda – e a arte de falar em público é uma das coisas que mais atormenta as pessoas.
O termo, que é típico da literatura terapêutica e de autoajuda, é muitas vezes usado como sinônimo de autoestima e de autoaceitação. Uma análise mais detalhada de seu uso mostra, no entanto, que autoconfiança refere-se sempre à competência pessoal, enquanto autoestima é um termo mais amplo. Também "autoaceitação" possui um uso próprio mais restrito e está mais relacionado com o conceito de "aceitação incondicional" da abordagem centrada na pessoa.
Na abordagem psicoterapêutica de Friederike Potreck-Rose e Gitta Jacob (2008) para o aumento da autoestima, a autoconfiança representa um dos quatro pilares desta, sendo definida como "uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho" e inclui as convicções de saber fazer alguma coisa, de fazê-lo bem, de conseguir alcançar alguma coisa, de suportar as dificuldades e de poder prescindir de algo.
Pessoas autoconfiantes inspiram confiança nos outros, e isso acontece porque elas mostram estar cientes do que estão fazendo e/ou falando. É bem possível que todas as pessoas mais poderosas e influentes do mundo possuam algumas características em comum, como a autoconfiança e se expressem muito bem em público usando o poder das palavras.
Conquistar a autoconfiança, assim como a confiança dos outros, é uma das principais vias para o sucesso na vida. “Com a confiança em si mesmo você terá uma postura positiva em relação às próprias capacidades e terá mais força para suportar as dificuldades que aparecem no caminho”, diz o especialista.
Algumas dicas de Soares para enfrentar a falta de confiança, o medo de falar em público e superar o que lhe incomoda são:

  • saber o que te motiva, 
  • não dar importância para a opinião dos outros, - “escute, mas absorva apenas o que você achar importante. Não deixe que a opinião dos outros mande na sua vida”,
  • conversar com pessoas que estão aonde você quer chegar, entender os seus limites, e 
  • saber dizer não. 

Essas dicas são simples e podem ajudar você a alcançar a desejada autoconfiança, a boa autoestima e deixar os medos para trás.


Inspirado em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Autoconfian%C3%A7a
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=confian%E7a
http://stactus.com.br/index.php?p=noticias&id=1513

Nenhum comentário:

Postar um comentário